Compras compulsivas 02A compulsividade por compras é considerado um transtorno de controle dos impulsos. Na internet há uma superabundância de conteúdos extremamente estimulantes e desejáveis e ainda sob um fator desinibidor que é a condição de anonimato. Nesta caso há uma junção da compulsão do ato de comprar com a dependência do meio virtual. Neste tipo de dependência há uma necessidade de ter dispositivos eletrônicos que permitam efetuar as compras (celulares, tablets, notebooks). Via de regra a pessoa é tomada por uma impulsividade que provoca uma tensão ou excitação imediatamente antes do ato de comprar. Durante o ato em si há uma sensação de gratificação ou alívio. Porém, após a consumação do ato, os sentimentos que prevalecem frequentemente são de arrependimento e culpa, o que gera muito sofrimento.

Na maioria das vezes, os objetos são completamente desnecessários e o ato de comprar serve mais para reduzir a ansiedade da qual a pessoa é tomada.

Há estatísticas de que até 5,9% da população possa sofrer desta impulsividade. Pode em alguns casos, associar-se a cleptomania (ato de roubar objetos sem valores relevantes).

Esta impulsividade costuma se manifestar por volta dos 18 anos de idade, porém via de regra a pessoa só irá buscar ajuda bem mais tarde, quando tiver dívidas acumuladas e também sob intenso sofrimento psíquico.