internet 01A dependência da internet por si só se caracteriza por um quadro frequente de perda de controle do tempo em que se navega na rede. Na maioria das vezes é uma navegação procurando estímulos a esmo, sem um foco definido, ao contrário por exemplo de uma pesquisa ou trabalho a ser realizado.  Parece, também, que o rápido acesso e a curta latência entre clicar e receber imagens, sons e outros conteúdos digitais aumentariam o potencial de dependência de internet. A imprevisibilidade dos conteúdos também são extremamente estimulantes.

A pessoa começa a passar períodos cada vez mais longos navegando na rede, bem mais do que o inicialmente planejado. É comum que a pessoa não se dê conta da situação.

Dentre os sintomas mais frequentes estão:

  • Irritabilidade em situações onde a conexão com a rede não é possível.
  • Ansiedade e preocupação em casos de não ter um dispositivo disponível para acesso (notebook, celular, tablet quebrado ou roubado).
  • Pensamentos  imaginando o próximo acesso a internet.
  • Aumento cada vez maior do número de horas gastas para dar o efeito de “saciedade”.
  • Perda no interesse em antigos “hobbies” e outras formas de entretenimento.

Outro fator importante é perceber se a pessoa não está se isolando do mundo, se sentindo mais protegida, caracterizando um quadro de fobia social. Também pode estar preenchendo um vazio “existencial”, uma tentativa de diminuição de ansiedade e angústia.

Este tempo dispensado através de inúmeras horas na internet pode causar  problemas físicos como má alimentação, má postura e problemas de visão. Há um gasto muito grande de “energia vital”  em algo sem foco, sem retorno que pode gerar irritabilidade, depressão e melancolia.