Infidelidade Virtual 02Sem dúvida, a internet revolucionou os relacionamentos amorosos. Além de facilitar encontros entre pessoas solteiras, ela abriu espaço para os relacionamentos virtuais. Este tipo de relacionamento muitas vezes termina sem nunca ter acontecido de fato um encontro real, isto é, as pessoas envolvidas nunca se conheceram pessoalmente.

Um dos grandes atrativos dos relacionamentos virtuais é o jogo de conquista. Em muitos casos, perde-se o interesse quando se consegue o objetivo. Há pessoas que desenvolvem grandes habilidades neste território, podendo ser considerados verdadeiros “Don Juans” virtuais.

Muitas vezes, a pessoa que já está dependente deste tipo de relacionamento não dá a devida importância, mas a vida dela já pode ter um sério comprometimento na área afetiva e também em outras áreas. Se desenvolve uma compulsão, onde são gastas muitas horas semanais nestes relacionamentos. Dependendo da intensidade da compulsão, a pessoa pode avançar madrugada adentro podendo comprometer o seu trabalho profissional.

Pessoas com maior grau de repressão sexual podem ser mais vulneráveis a desenvolver esta dependência. No mundo virtual se sentem mais protegidas em expor suas fantasias e experimentam uma sensação de maior liberdade. Pode-se ter relacionamentos com uma espécie de intimidade à distância, envolvendo fotos e vídeos de conteúdo sexual. Em muitos casos, jamais ultrapassam o ambiente virtual.

Também pode afetar pessoas casadas com sério risco de comprometer o relacionamento real.

Em casos mais graves, esta dependência pode estar encobrindo um quadro de fobia social.

A maioria das relações virtuais invariavelmente possuem um caráter ilusório, o que gera muito sofrimento, pois é gerada muita expectativa. Muitas vezes se mantém esta ilusão conscientemente, pois num eventual encontro real toda a fantasia será desconstruída. Mas também há casos onde o virtual realmente ajuda, principalmente pessoas mais tímidas que utilizam este meio como um passo e que conseguem transpor o relacionamento para o mundo real.