TOC 02O Trantorno Obsessivo-Compulsivo se caracteriza em uma dinâmica interna de compensação entre obsessões e compulsões. Há uma preocupação exagerada  e permanente com diversas situações negativas e hipotéticas que possam ocorrer na vida da pessoa, que seriam as obsessões. Para tentar reduzir a ansiedade e a angústia destes pensamentos obsessivos, a pessoa começa a criar rituais ou compulsões que teriam a finalidade de protege-la dos possíveis danos à sua vida que estão associados as obsessões.

A dependência tecnológica pode estar relacionada a compulsão de checar constantemente celulares ou computadores, verificando mensagens, níveis de bateria, intensidade de sinal, se estão no bolso da calça ou dentro da bolsa. Caso ocorra alguma destas situações, os níveis de ansiedade e angústia podem se elevar consideravelmente, podendo produzir até ataques de pânico.

Dentre outras características deste transtorno estão:

  • As compulsões são atos repetitivos (lavar as mãos, organizar coisas) ou pensamentos persistentes (contagem, repetições de palavras) com a finalidade de reduzir a ansiedade e a angústia.
  • As obsessões são pensamentos ou imagens inconvenientes, as vezes destrutivas, repetitivas e que podem vir acompanhadas de medo e culpa na maioria das vezes.
  • Tanto as compulsões como as obsessões são muito difíceis de controlar, ou seja, tem uma característica impulsiva.
  • Preocupação exagerada com o corpo através de idéias de doenças e cuidados com a aparência.