cyberbullyingBullying Virtual ou Cyberbullying é um tipo de violência contra uma pessoa através de agressões verbais e escritas utilizando-se da internet. Via de regra a vítima recebe mensagens com conteúdo ofensivo, hostil, ameaçador, difamatório ou extorsivo. Pode receber também imagens obscenas ou íntimas. Uma das grandes diferenças em relação ao Bullying tradicional é que esta prática pode alcançar milhões de pessoas em pouco tempo. Apesar de ser mais comum entre adolescentes e estar ligado ao ambiente escolar ocorre também no meio adulto, nas faculdades e até no trabalho.

Envolve normalmente três elementos, o agressor, a vítima e os expectadores. A grande vantagem para os agressores nesta prática é a condição de anonimato através de perfis fakes. Os expectadores normalmente se aliam ao agressor compartilhando o conteúdo difamatório. Fazem isso com receio de se tornarem as próximas vítimas. A vítima por sua vez normalmente tem medo de contar aos familiares ou a direção da escola, as vezes por vergonha ou receio de aumento da hostilidade.

Os meios virtuais mais utilizados são as redes sociais, os aplicativos de mensagem e de imagens.

A vítima pode desenvolver uma série de sintomas tais como distúrbio do sono, problemas de estômago, transtornos alimentares, irritabilidade, depressão, transtornos de ansiedade, dores de cabeça, pensamentos destrutivos tais como vontade de morrer ou até suicídio.