redes socias 05É inegável que as redes sociais transformaram o mundo moderno. Elas vão muito mais além do que meras plataformas de mensagens ou rede de contatos. Elas estimulam os desejos do ser humano, na sua necessidade de afeto, de se sentir especial, de ser visto e reconhecido, da sensação de pertencimento.

Não é a toa que as redes sociais hoje, em especial o Facebook que juntamente com o Whatsapp, são a principal forma de comunicação entre os adolescentes. Nestes meios, as habilidades sociais não são tão necessárias como no encontro físico. É também para eles um ótimo instrumento de socialização, de experimentação sexual, um ambiente capaz de amenizar as angústias de um período de construção de identidade. É algo muito fascinante e são a preferência das meninas. Eles já nasceram num mundo virtualizado.

Porém, quando a rede social se torna um instrumento para expor um mundo idealizado, passar uma imagem falsa da própria vida, buscar reconhecimento e se frustar quando o número “curtidas” não é satisfatório, tentar eliminar a sensação de vazio e solidão, o alarme deve ser ligado. Há fortes indícios de que uma dependência foi desenvolvida.

A rede social passa a ser uma “preocupação” da pessoa. Surge uma necessidade de “postar” cada vez mais de como sua vida é boa, que é uma pessoa saudável e atlética, que realiza viagens fantásticas, relacionamentos amorosos carregados de romantismo,  intensidade e aventura, de como é uma pessoa legal, poderosa, amorosa e serena.

Tudo isso é um enorme fortalecimento do ego, de uma ilusão de si mesmo. E num caso de dependência este fortalecimento tem que ser constante. Quando as expectativas do que é postado não corresponde ou quando há um sentimento de que a “vida do outro” é muito melhor que a da pessoa, sentimentos de depressão, solidão, baixa auto-estima e raiva podem vir á tona. Quando isto ocorre, indica que as redes sociais estão bem presentes no mundo interno.

Por outro lado, a utilização das redes sociais como interação social, busca por pessoas que se perdeu o contato, formação de vínculos, divulgação de trabalhos, disseminação de informações relevantes e agregadoras faz parte do aspecto muito positivo das redes sociais.