tinder 02Os aplicativos de paquera/encontros possuem um grande poder de provocar dependência entre seus usuários. Possuem uma semelhança em relação à adicção em jogos, uma vez que se trata de um “jogo de conquista”. A dependência destes tipos de aplicativos pode estar relacionada a vários perfis de personalidade. Um indivíduo com um narcisismo exacerbado pode utiliza-lo para se mostrar como uma pessoa poderosa, valorosa e atraente. Para uma pessoa mais tímida pode se transformar num recurso útil para iniciar investidas amorosas que presencialmente seriam praticamente impossíveis.

O que se observa é que as motivações são as mais diversas: vaidade, diversão, tentativa de amenizar frustrações de fins de relacionamentos, sexo casual e em alguns casos a esperança de encontrar um relacionamento sério.

Possuem uma grande relação com a sociedade de consumo, onde as pessoas são os produtos e na maioria das vezes, descartáveis. Sempre numa velocidade muito grande em busca de algum prazer ou recompensa. Estas características, fazem destes aplicativos altamente viciantes.

Porém, quando as expectativas não são correspondidas e as frustrações se tornam frequentes, podem causar sofrimentos como depressão e ansiedade.

Como todas as dependências virtuais, podem estar associadas à outros fatores.